segunda-feira, 23 de maio de 2011

PIJAMA DE FLANELA , QUE SAUDADE DA MINHA AVÓ!!






As imagens não estão 100%, porque minha máquina é " dinotal" (dinossauro  junto com digital), mas dá pra ter uma idéia, do pijaminha " lindooooo" da minha filha.
Eu tenho meus dotes “ costurísticos”, que herdei da minha avó materna, uma excelente costureira.
Não tive oportunidade de aproveitar os conhecimentos dela, porque quando me interessei de verdade ela já havia partido. Mas o que me deixa feliz, é que herdei no sangue!!
Fazer o pijama de flanela pra minha filha me trouxe boas lembrança dela.
Gostei de fazer, porque ao vê-lo pronto eu tive a sensação que eu tinha quando ganhava o pijama de flanela da avó, uma felicidade só!!!!.
Eu me lembro de alguns pijamas de flanela que ganhei da minha avó nos invernos, feitos com retalhos e extremo capricho e ao recorda-los, me bateu um misto de saudade, tristeza, porque só mais velha, mais madura pude perceber o extremado e simples ato de amor e carinho de avó para neta.
Na época era festa, oba!!! Um presente...que por sinal sempre gostei. Tenho até hoje comigo, apesar de toda a moda “ pijamal”, que pijama de inverno tem que ser de flanela.
Os desenhos da flanela, são de circo e logo lembrei da minha tia Osana, que gosta muito deste tema e que também gosta de costura, e que herdou o dom da mãe dela!!!
Não tenho a prática nem o capricho da minha avó, mas conto com o auxílio da minha professora Shirlei e a “ coisa” vai saindo.
Agora, seguindo a tradição da minha avó....comprei flanela pra fazer para as minhas sobrinhas......que saudade  Nhá Vicentina!!....Quando estiverem prontos...posto aqui.

 Até a próxima

Edna Santos

quarta-feira, 18 de maio de 2011

LIÇÃO DADA PELOS JAPONESES!!!!!!

Alguns dias atrás, recebi um e-mail  que abaixo segue,  se alguém for o autor, por favor informe que dou os créditos ou retiro.
O fato é que achei o e-mail muito bonito e uma forma de se refletir o que e como procedemos com a nossa conduta diária.

Acontecimentos trágicos no Japão!!!!!!!!!!!e..............eles nos mandam algumas lições!!!

1 - A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que havia perdido tudo. A tristeza por si só já bastava.
2 - A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.
3 - A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas a maioria não caiu.
4 - A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.
5 - A ORDEM
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.
6 - O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados já que inevitavelmente irão morrer de câncer?
7 - A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.
8 - O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.
9 - A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.
10 - A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.
NENHUM ARRASTÃO PARA ROUBAR O COMÉRCIO.

A passagem do tempo para esse povo é uma conquista e não uma perda.
Aprender a viver dignamente é uma das coisas que não dá para deixar para depois.

A tragédia já passou, O japão já esta se reerguendo, mas certamente quem se importa com o próximo não esquecerá as cenas que o mundo inteiro conheceu.Fica aqui, estas palavras para refletirmos e quem sabe, aprendermos e praticarmos também.
Até a próxima

Edna Santos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

É PROBIDO!!!!!!!!!!!





As idéias de posts são muitas, mas o tempo ainda continua pouco, hoje após uma " surtada no trabalho", sai no meu horário. Me dando tempo de fazer o post.
 Vambora no post,  um dia desses fomos surpreendidos ( eu e meu marido ) por alguns desenhos  colados em locais estratégicos.
O primeiro a ser vítima foi o meu marido, chegando em casa, nos cumprimentou a mim e a filhota, conversou uns 20 minutinhos e foi tomar banho.
Respeitando a individualidade de cada um, meu marido gosta de ler e costuma gastar um tempinho " lendo no banheiro", tanto que já existe um " saco " onde fica alguns materiais de leitura dele, dentro do banheiro.
A minha filha ( tem 5 anos ) , adora  desenhar e nós a incentivamos muito, e eu quando ví o desenho colado "NA PORTA DO BANHEIRO", confesso que rí e muitooooooooooo!!!!!!!!!
Perguntei pra ela o  que significava e ela disse....É PROBIDO ENTRAR NO BANHEIRO!!!..voce não viu mãe?!?!?!?
Rí e disse que não tinha entendido, e ela explicou dizendo que o pai demora muito no banheiro e que ela não gosta, então ela "PROIBIU" o pai.
Meu marido riu muito e disse que vai " tentar rever" os procedimentos...kakakakakakakka.
Passado alguns dias,  foi a minha vez, cheguei  e ví um desenho colado na televisão.
O que era??????????????
O puxão de orelha, agora em mim..!!!!!!!!!! Um lindo desenho de uma mulher sentada na frente de uma televisão.....eu não aguentei e perguntei pra ela o que era aquilo.
Ela olhou toda bonitinha e disse.......Mãe é que quando voce tá assistindo a televisão voce não olha pra mim!!!!
Uiuiuiuiuiuiuiu...fui nocauteada!! Eu rí, mas no fundo me senti bem mal.....
E também já estou mudando algumas posturas,  no momento do jantar, desligo a televisão e jantamos conversando, deito no sofá com ela e ficamos trocando carinhos, rindo e conversando e acabamos sempre  " cochilando" juntas.
Honestamente,  a simplicidade do desenho e a profundidade das mensagens me tocaram e muito.
Um homem sentado no vaso sanitário com o detalhe do "saco de leitura" na frente  e uma mulher sentada assistindo televisão, feitos como placas de " É PROBIDO ", com uma faixa no meio, muito me comoveu e me angustiou.
Achei  muito divertido da parte dela dizer o que não esta gostando em nós de forma tão criativa e objetiva.
E tenho me perguntado como podemos ser bons pais, sem perdermos a individualidade e a docilidade, fazendo valer a premissa de sermos formadores de bons cidadãos.
Difícil né???? mas, eu tentarei  e espero conseguir.
Guardei os desenhos  com muito carinho para quando ela for " moça", mostrarmos pra ela.
Mas, compartilho com quem passar por aqui, para dar umas " risadinhas".

Até a próxima

Edna Santos

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CULPA???? SÓ SE FOR ZEROOO!!!!!!


Hoje é dia de blogagem coletiva, idealizado por uma galera blogueira, e a idéia surgiu pelo que ví, nas tuitadas da galera.
Eu não consigo entrar na net todo dia e só hoje ví a chamada e resolvi participar.
Confesso que tô até com medo de postar, pois a galera tá caprichando nos posts, verdadeiras lições de vida, partilha e aprendizado.
Vou tentar.....Eu tenho as minhas culpas e as vezes acho muito pesada carrega-las e confesso que algumas tento absurdamente torna-las zero.!!
Tenho a culpa dentro de mim de ficar pouco tempo com a minha filha, tenho a culpa de não conseguir descer do salto e mandar aquelas pessoas  mal educadas e desrespeitosas pastar num pasto cheio de m.......
Tenho a culpa de ter dito palavras duras para pessoas que não mereciam ouvir, tenho a culpa de ter julgado situação que não era pra ser julgado.
porém, apesar de ter muitas culpas comigo eu ainda acredito e tenho dentro de mim que : Culpa zero, por uma vida mais leve!!!!  é possível !!!!
creio que não 100%, porque fomos criadas assim, com o sentimento de culpa em nosso DNA, mas podemos melhorar sim.
Há algum tempo que tenho me desligado afetivamente de pessoas que me fazem mal, que não me tratam com respeito, que não me escutam, que são grosseiras, que são egoístas, que não são confiáveis.
Tenho trabalhado internamente no sentido de acreditar que realmente não faz sentido se nutrir bons sentimentos por pessoas que não retribuem e não retribuem, não é porque não sabem e sim porque não querem.
A vida é uma troca e esta troca deve ser positiva e ter muita aprendizagem. Apesar de carregar algumas culpas, eu bato no peito e digo " Hoje tenho culpa zero por não perder mais tempo com pessoas que não estão nem ai comigo."

O post tá curtinho, mas é o sentimento que tenho hoje pois a culpa zero é e tem que ser um exercício diário.

abaixo link da galera que esta vivendo mais leve e mais feliz e estão mandando bem na blogagem coletiva!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

A RESPOSTA NUM CASAL DE IDOSOS!!!!!

A semana passada foi muito desgastante e estressante, por conta de uma resposta que eu tinha que dar ao meu marido sobre um apoio que ele havia me pedido para um projeto.
Ao me apresentar o projeto, apresentou também contas, argumentos, prós e tudo lindo e maravilhosooooooooooooo!!!!!!. ( o cara é demasiadamente otimista..afff até me irrita!!!!!!!)
Eu atentamente olhei, li, reli, escutei e me desesperei, digo desesperei porque queria dentro de mim, apoiar, motivar e principalmente ajuda-lo.
Passei 2 noites em claro pensando, rezei muito, mas no auge da angústia e razão a sensibilidade não me deixou ouvir a resposta da oração.
Eu só tinha dentro de mim que precisava responder e positivamente para não desaponta-lo,( isto nesta cabecinha de minhoca) afinal sou sua companheira...rsrsrsrrsrsrs
Mas a angústia era tanta que acabei me desabafando com um amigo no trabalho, ele ouviu, ouviu, ouviu e nada falava, óbvio que aquilo estava me irritando, afinal eu queria ouvir a resposta, e o filho da mãe me fez uma pergunta!!!!!!!!
PÔ!!! Eu quero resposta e não pergunta.
Ele perguntou :
-Quem é a sua família???
-Quem cuidará de você até o fim dos seus dias, se você não se for antes dele???? E contou algumas situações que havia passado com a esposa.
Amigo legal este né???? Só enfiou caraminhola nesta cabeça que já estava louca!!!!!!!!
Mas, por fim acabei passando mal e fui ao Pronto Socorro e tive que esperar para fazer uma radiografia, enquanto eu esperava entrou um casal de idosos, lindinhos, o homem amparava sua esposa, ele a pegou pelo braço e a sentou na cadeira, depois fez a ficha dela e sentou-se ao lado dela.
E eu só observando ( mas já com um nó na garganta, porque quando não ouvimos a resposta da oração, ALGUÈM lá em cima manda o recado de outro jeito), pegou os pés dela e ajeitou na cadeira, de forma que ela pudesse encostar a cabeça no seu ombro.
E ali ficou ao lado dela, segurando sua mão até chamarem-na e depois em passos lentos a acompanhou até o consultório do médico que a chamou.
Semblante tranqüilo dos dois, ele nem estava bravo porque ela andava devagar, muito pelo contrário, a acompanhava na mesma velocidade.
E eu quietinha ali, só olhando........
Naquele momento eu encontrei a resposta dentro de mim e compreendi porque não conseguia enxerga-la.
Não a enxerguei, pois dei importância aos fatores e pessoas erradas.
Não foquei as pessoas e situações corretas!!!!!!!!!!!! Bingo!!!!!!!!!!!! A angústia se foi.
Cheguei em casa e conversei com meu marido, chorei igual criança e disse que naquele projeto eu não poderia embarcar com ele, porque me parecia doidera, mas que em um menorzinho, ele tinha meu apoio.
Ele disse : Nossa!!!!!!!! Não sabia que você estava assim, eu quero, gostaria e acho que devemos, pra falar a verdade também não estou muito confiante, mas , convicto que valeria a pena tentar.
Por fim, apaziguado a angústia, ele decidiu por si só, ufa!!!!! desconsiderar ,e eu fiquei com a imagem do casal na minha mente.
Porque, de fato, muitas vezes não damos valor ou consideramos o que realmente deve ser considerado, perdemos o foco.
Acho que tomei a decisão certa e fiquei feliz, por poder “ consertar alguns pensamentos internos” que tenho sobre a importância da família, e das pessoas em nossas vidas.

Até a próxima

Edna  Santos





domingo, 3 de abril de 2011

RECEITA ENGORDIET - STROGNOFF DE CHOCOLATE


Meu micro tá uma eca, por isto esta imagem  meio ruim.....
Quando nos reunimos na casa da minha prima, na cidade de Cajamar, fico sempre incumbida de levar o " gomitinho de gato", e legal e que todos gostam e comem muito.
Pra mim é muito calórico, mas confesso que dou as minhas colheradas!!!
E domingo também pede uma sobremesa gostosa e especial, pras amigas que não estão de regime segue a receita.

INGREDIENTES
- 01 barra de chocolate meio amargo ralado no ralo grosso
- 01 barra de chocolate ao leite ralado no ralo grosso ( 200 gr)
- 03 ovos
- 01 lata leite condensado
- 01 lata de creme sem soro
- 01 lata de leite ( a mesma medida do creme de leite )
- 05 colheres de chocolate em pó
- 01 colher de margarina
- 01 cálice de rum
- 200 grs de nozes picada

Modo Fazer :

Em 01 panela coloque o leite, o leite condensado, a margarina, o chocolate em pó e as gemas passadas na peneira, deixando no ponto de brigadeiro, mas cremoso.
Após esfriar, misture a este brigadeiro, os dois tipos de chocolate ralados, as nozes picadas ( não pode ser moída), o rum e o creme de leite, por último as claras batidas em neve ( bem delicadamente ).
Leve a geladeira e deixa de 1 dia para outro.

Minhas dicas especiais :

Coloquei um pouquinho mais de leite
Eu não ralei o chocolate, quebrei em pedaços pequenos, e coloquei apenas o chocolate meio amargo, nem comprei o chocolate ao leite.
Coloquei 1 lata de creme de leite sem soro e outro com soro, pois achei que ficou mais cremoso e menos enjoativo.
O rum, fui colocando aos poucos e experimentando, até ficar o sabor que eu gosto.
Como eu gosto mais de chocolate, eu quebrei mais chocolates e menos nozes.

Lembrem-se , quem tá na dieta NÃO PODE!!!!!!!!!!!

Até a próxima

Edna Santos

quinta-feira, 31 de março de 2011

MARIDO FASHION - MULHER BREGA



Os que me conhecem , sabem bem que sou meio tradicional.....aquela que frequenta o mesmo cabelereiro, dentista etc, etc.
Não gosto muito de ousar!!, mas o maridão é especialista em “ quebrar as minhas pernas” com a falta de ousadia.
Sempre me presenteia e a cada presente é um flash novo , ( pra não dizer um susto acompanhado de indagações!) perguntas e mais perguntas, de como eu usaria, com o que usaria e outras cositas mais.
Acho legal e confesso que estou aprendendo a aceitar e gostar mais dos meus presentinhos.
Eu sou fã declarada da cor preta e a maioria dos meus sapatos são pretos.
E a semana retrasada fui surpreendida com o sapatinho acima. Quase caí da cadeira...rsrsrsrsrsrs, porque ele : só é TRICOLOR!!!!!!!!!!!!!
PÔ !!!! eu sofro da Síndrome da compra compulsiva de sapato de cor única!!!!!!!! Fala sério... ( isto é grave e sério..rsrsrs).
A psicologia precisa explicar, pois logo que eu vi já deu um tchum na cabeça e eu pensei.....lascou......agora vou ter que usar!!!!!!!!!!
E não é que a sugestão dele ficou legalzinha, usei com calça jeans e camiseta branca e aprovei o look.
Quando vejo ele com pacotinhos eu logo falo....
É duro ter marido fashion e aposto que ele pensa....é duro ter mulher brega!!!!!!kakakakakakakak.
Mas, já aprendi a ficar muito grata porque tenho várias amigas que comentam que nem no dia do aniversário elas ganham algum " mimo".
E assim vou aprendendo, vivendo e seguindo a canção.

Até a próxima

Edna Santos